Os grandes avanços na área dos computadores, a partir da metade do século XX, permitiram uma facilidade muito maior na realização de pesquisas amostrais abrangendo grandes populações, ou até mesmo nações inteiras com muitos milhões de habitantes, a exemplo dos EUA. Desse modo, pesquisas visando obter um panorama preciso e com base empírica (com base em informações obtidas através de pesquisas de campo) a respeito da realidade ideacion da população começaram a ser realizadas regularmente em vários lugares, sobretudo em centros ligados às grandes universidades. Um dos centros desse tipo, talvez o que acumule maior experiência e goze de maior prestígio internacional, é o “Survey Research Center” (Centro de Pesquisas Amostrais) ligado ao Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan, nos EUA.


Os Estudos de Philip E. Converse

Um pesquisador bastante conhecido, que durante vários anos trabalhou nesse Centro, é Philip E. Converse, o qual, juntamente com mais três colegas, publicou em 1960 uma obra – que se tornou um clássico na área – chamada The American Voter (O Eleitor dos Estados Unidos da América). Philip Converse e seus colegas possuem vários trabalhos nesse campo de investigação. Dois dos textos bastante conhecidos de Philip Converse são The Nature of Belief Systems in Mass Publics (A Natureza dos Sistemas de Crença na Massa), 1964, e Public Opinion and Voting Behavior (Opinião Pública e Comportamento Eleitoral), 1975, o primeiro deles também tendo se transformado em um clássico na área.

Nesses trabalhos Converse e seus colegas nos apresentam um perfil bastante preciso de algumas das principais características da consciência social da população norte-americana como um todo. Esses trabalhos estimularam pesquisas análogas em outros países, a exemplo de Political Experience and Electoral Politics in Brazil (Experiência Política e Política Eleitoral no Brasil), 1977, dissertação de doutorado (Connecticut), de Judson M. De Cew Jr.; A Consciência Política na Massa, 1984, dissertação de mestrado de Arnaldo Sisson Filho (UFRGS); e Political Representation in France (Representação Política na França), 1986, do próprio Converse em parceria com Roy Pierce.


Download da obra completa:

CONVERSE, Philip E. – The Nature of Belief Systems in Mass Publics.
Critical Review 18 (2006), nos. 1-3. ISSN 0891-3811. ©2006 Critical Review Foundation. Republicado com permissão do autor e do editor.
Originalmente publicado em: David E. Apter, ed., Ideology and Its Discontents. New York: The Free Press of Glencoe, 1964. pp. 206-261.