Página Inicial   Índice Geral das Seções

 


Lista de Discussão cristianismo-budista


Objetivo e Administração:

Essa lista objetiva estudar e difundir a complemetaridade dos sistemas religiosos do Cristianismo e do Budismo, de modo a promover o desenvolvimento do Cristianismo Budista, no qual os dois sistemas são complementares e indispensáveis um ao outro, como vemos indicado na citação que segue:

-
O fato é que a doutrina de Buda, com suas Quatro Nobres Verdades, e seu Nobre Óctuplo Caminho, sua ilimitada compaixão em relação a toda a vida senciente, seu lógico ensinamento ético de desenvolvimento através da conquista de si mesmo e da autocultura (...), sua regeneração completa da mente, seus elevados código de moralidade e padrão de tolerância, paz e caridade – essa doutrina é a indispensável precursora e intérprete da doutrina de Cristo. Em resumo, não são dois Evangelhos, mas dois aspectos, o externo e o interno, de um mesmo Evangelho.

- Pois o Budismo encontra sua tradução e complementação no Cristianismo, e o Cristianismo encontra sua concepção e seu alicerce no Budismo.

- Visto dessa forma, o Cristianismo, como religião, assume a obra de aperfeiçoar o homem em seu coração, a partir daquele grau de regeneração parcial a que o Budismo, como filosofia, já o conduziu em sua mente; e assim o Cristianismo descreve e trata apenas dos estágios finais de todo o grande trabalho.

- Se isso fosse reconhecido, as sérias deficiências referentes às bases, e àquelas falhas racionais, intelectuais e morais que confrontam os estudantes ponderados e imparciais do sistema cristão, seriam amplamente reconhecidas, e um passo adiante seria dado em direção à reabilitação, enquanto um todo vivo, da tão mutilada fé.

- Quão pouco conhecem o Cristianismo aqueles que conhecem somente um Jesus histórico, e deixam de levar em conta o caminho de Buda, como uma escada que deve ser subida para que se alcance o estado de Jesus!
(pp. 25-27) [The Living Truth in Christianity (A Verdade Viva no Cristianismo). Bertram McCrie. John M. Watkins, London: 21 Cecil Court, Charing Cross Road, 1915. 43 pp.]

A lista é administrada por Arnaldo Sisson Filho. 

Endereço da Página Inicial do Site da Lista: 

http://br.groups.yahoo.com/group/cristianismo-budista

Para Inscrever-se Diretamente na Lista: 

Envie e-mail para: cristianismo-budista-subscribe@yahoogrupos.com.br