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• Teosofia e Fraternidade Universal (Elementos Decisivos da Glória ou do Fracasso da Soc. Teosófica). Sisson Filho, A. Brasília, 2009.
Informação: Texto Html da obra completa, em português.
TEOSOFIA E FRATERNIDADE UNIVERSAL
(Elementos Decisivos da Glória ou do
Fracasso da Soc. Teosófica)
Autor: Arnaldo Sisson Filho
Título original: TEOSOFIA E FRATERNIDADE UNIVERSAL: a Glória e a Miséria da Sociedade Teosófica
Edição original: 1994
Edição revisada: 2009
1 – “Nunca vemos um alerta amigável como uma “ameaça”, nem nos sentimos irritados quando ele nos é oferecido.” (M. ML, n. 29, p. 222)
2 – “Julgamos conhecer mais acerca da causa secreta dos eventos do que vocês homens do mundo. Digo, então, que é a calúnia e a ofensa aos fundadores, e a má compreensão generalizada das metas e objetivos da Sociedade que paralisam o seu progresso – nada mais. Não há nenhuma necessidade de maior definição nesses objetivos, desde que eles sejam tão somente explicados de forma apropriada.” [grifo nosso] (M., ML, n. 38, p. 251)
LISTA DE ABREVIAÇÕES
CW: H.P. Blavatsky Collected Writings
FTMJ: Federação Teosófica Mundial de Jovens
HPB: Helena Petrovna Blavatsky
K.H.: Mestre Kuthumi (Koot Hoomi)
LMW: Letters from the Masters of the Wisdom
M.: Mestre Morya
ML: The Mahatma Letters to A.P. Sinnett
ST: Sociedade Teosófica
ÍNDICE
SUMÁRIO DAS CITAÇÕES – POR AUTOR, CAPÍTULO E ORDEM
A Tese Central da Obra
O Plano Geral da Obra
O Caráter Experimental da Tese Defendida
II – A FUNDAÇÃO DA ST E A INFLUÊNCIA DOS MAHATMAS
Helena Petrovna Blavatsky
A Influência dos Mahatmas
III – A TEOSOFIA E O NOME DA SOCIEDADE TEOSÓFICA
A Escolha do Nome da ST
Teosofia é Altruísmo
Mero Conhecimento Intelectual não é Teosofia
O Problema da Teosofia Conceituada como uma Doutrina
Teosofia é Sabedoria, é Iluminação
“Sociedade Teosófica” Significa “Sociedade Altruísta”
IV – O LEMA DA SOCIEDADE TEOSÓFICA
O Lema da ST: um Exemplo de Má Tradução
“Não Há Dharma (Doutrina) Superior à Verdade”
Lema: uma Seta Apontando para a Realização da Teosofia
V – A TEOSOFIA E A FRATERNIDADE UNIVERSAL
O Caráter Altruísta da ST e seus Três Objetivos
Fraternidade Universal: Idéia e Objetivo Fundamentais
Implicações Práticas da Fraternidade para o Mundo
A Má Compreensão Generalizada dos Objetivos da ST
Os Adeptos (a Teosofia) e a Importância da Fraternidade
VI – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
A Unidade Essencial de Toda a Humanidade
Princípios Básicos da Filosofia Perene
A Fraternidade Universal à Luz da Filosofia Perene
A Fraternidade Universal e o Bem-estar da Humanidade
A Unidade Subjacente e a Lei da Fraternidade Universal
VII – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
A Diversidade de Capacidades Manifestadas
A Constituição Interna do Homem
A Evolução do Eu Superior do Homem
O Corpo Causal: O único Registro Verdadeiro da Evolução
A Diversidade Aplicada à Organização Social
A Importância da Lei da Reencarnação
A Unidade nas Grandes Religiões
A Diversidade nas Grandes Religiões
VIII – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
O Atual Nível de Evolução da Humanidade
Pressupostos Falsos Levam a Conclusões Falsas
O Atual Estágio Evolutivo da Humanidade
Apenas Pequena Minoria está Egoicamente Amadurecida
O Papel Determinante e a Responsabilidade das Elites
Outras Citações sobre o Nível Evolutivo da Humanidade
A Evolução do Eu Superior é um Processo Muito Lento
IX – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
A Necessidade de uma Grande Reforma Intelectual
A Negação da Fraternidade está na Base dos Problemas
A Negação da Fraternidade e a Necessidade de Reformas
Leis Universais em Contraposição a um Deus Pessoal
X – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
A Fraternidade como uma Lei e as Idéias Dominantes
A Fraternidade Universal é uma Lei, não uma Aspiração
A Fraternidade é Mal Compreendida também na ST
A Falta de um Plano Geral Coerente com a Fraternidade
As Correntes de Pensamento Religioso Perderam Terreno
Os Deuses da Época: a Força, a Ganância e o Acaso
As Correntes Hoje Dominantes: Liberalismo e Marxismo
XI – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
As Premissas e as Instituições Centrais do Liberalismo
A Premissa Fundamental: Todo Homem é Lobo do Homem
A Ordem de Contrapesos (Equilíbrio Mecânico de Forças)
A Democracia Liberal Atual e o Sufrágio de Massa
O Igualitarismo num Padrão de Homem Sempre Egoísta
A Crença no Fim das Ideologias
A Filosofia Perene e a Visão de Homem do Liberalismo
Fraternidade não Significa Igualdade de Capacidades
Sem a Diversidade de Capacidades não há Fraternidade
A Importância de um Novo Modelo Organizacional na ST
XII – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
As Premissas e as Instituições Centrais do Marxismo
Premissa: Consciência é Resultante de Forças Materiais
O Igualitarismo na Visão de Homem do Marxismo
A Filosofia Perene e as Premissas do Marxismo
Um Modelo sem Liberdade, Geralmente de Partido Único
XIII – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
As Falhas dos Modelos Políticos Atuais
A Importância dos Modelos de Organização do Poder
Crítica dos Modelos Políticos Depende da Fraternidade
As Funções de um Sistema Político
Os Requisitos de um Processo de Escolha Competente
Fracasso do Modelo Liberal: Má Escolha dos Dirigentes
Fracasso do Modelo Liberal: Debilidade Inerente
Fracasso do Modelo Marxista: Falta de Liberdade
Fracasso do Modelo Marxista: Oportunidades Desiguais
XIV – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
Os Modelos Políticos Atuais e a Geração da Miséria
Os Grandes Problemas Mundiais
A Rota de Colisão da Modernização
A Impotência dos Modelos Atuais frente à Modernização
O Exemplo da Destruição da Floresta Amazônica
Origens do Subdesenvolvimento: Exploração Colonialista
A Importância da Industrialização
As Ilusões da “Livre” Competição Internacional
O Significado de “Dar Certo” Internacionalmente
A Necessidade de um Modelo para o Bem-estar de Todos
XV – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:
Primeiro Objetivo como Exemplo de Solução Consistente
Modelo de Organização Coerente com a Filosofia Perene
O Novo Modelo em Comparação com os Atuais
A ST Deveria Ser um Exemplo das “Novas Instituições”
O Que os Mahatmas Esperavam da ST
“Má Compreensão Generalizada dos Objetivos e Metas”
O Exemplo Nocivo da Atual Organização da ST
O Novo Modelo Organizacional da ST no Brasil
O Exemplo que a ST Deveria Dar, mas não Dá
A.O. Hume e o Plano Original dos Mahatmas
A Importância de um Novo “Plano Geral e Administração Externa”
XVI – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO COMPARADO:
O Segundo Objetivo da Sociedade Teosófica
Primeiro Objetivo Conferiria o Direito Moral de Ensinar
Segundo Objetivo: Forma Apropriada para a Difusão
Método Comparativo: do Conhecido Para o Desconhecido
Método Comparativo: Necessidade de Difusão Cautelosa
XVII – A REALIZAÇÃO DA VERDADE INTERNA (DECISIVA, PORÉM RESTRITA):
O Terceiro Objetivo da Sociedade Teosófica
Terceiro Objetivo: Uma Verdadeira Regeneração da Psiquê
A Realização da Verdade Interna: Um Objetivo Decisivo
A Realização da Verdade Interna: Um Objetivo Restrito
A Genuína Regeneração da Psiquê é para Poucos
Hipótese para a Falta de Sucesso no Terceiro Objetivo
Um Núcleo da Fraternidade: uma Condição Sine Qua Non
Com Compreensão do Externo Inicia o Movimento Interno
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DAS OBRAS CITADAS