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• Teosofia e Fraternidade Universal (Elementos Decisivos da Glória ou do Fracasso da Soc. Teosófica). Sisson Filho, A. Brasília, 2009.

 

            Informação: Texto Html da obra completa, em português.

 

 

 

TEOSOFIA E FRATERNIDADE UNIVERSAL

(Elementos Decisivos da Glória ou do Fracasso da Soc. Teosófica)

 

 

 

 

            Autor: Arnaldo Sisson Filho

 

            Título original: TEOSOFIA E FRATERNIDADE UNIVERSAL: a Glória e a Miséria da Sociedade Teosófica

            Edição original: 1994

            Edição revisada: 2009

 

 

 

 

            1 – “Nunca vemos um alerta amigável como uma “ameaça”, nem nos sentimos irritados quando ele nos é oferecido.” (M. ML, n. 29, p. 222)

 

 

            2 – “Julgamos conhecer mais acerca da causa secreta dos eventos do que vocês homens do mundo. Digo, então, que é a calúnia e a ofensa aos fundadores, e a má compreensão generalizada das metas e objetivos da Sociedade que paralisam o seu progresso – nada mais. Não há nenhuma necessidade de maior definição nesses objetivos, desde que eles sejam tão somente explicados de forma apropriada.” [grifo nosso] (M., ML, n. 38, p. 251)

 

 

 

 

LISTA DE ABREVIAÇÕES

 

CW: H.P. Blavatsky Collected Writings

FTMJ: Federação Teosófica Mundial de Jovens

HPB: Helena Petrovna Blavatsky

K.H.: Mestre Kuthumi (Koot Hoomi)

LMW: Letters from the Masters of the Wisdom

M.: Mestre Morya

ML: The Mahatma Letters to A.P. Sinnett

ST: Sociedade Teosófica

 

 

 

 

ÍNDICE

 

SUMÁRIO DAS CITAÇÕES – POR AUTOR, CAPÍTULO E ORDEM

 

PREFÁCIO

 

I – INTRODUÇÃO

            A Tese Central da Obra

O Plano Geral da Obra

O Caráter Experimental da Tese Defendida

 

II – A FUNDAÇÃO DA ST E A INFLUÊNCIA DOS MAHATMAS

            Helena Petrovna Blavatsky

A Influência dos Mahatmas

 

III – A TEOSOFIA E O NOME DA SOCIEDADE TEOSÓFICA

            A Escolha do Nome da ST

Teosofia é Altruísmo

Mero Conhecimento Intelectual não é Teosofia

O Problema da Teosofia Conceituada como uma Doutrina

Teosofia é Sabedoria, é Iluminação

“Sociedade Teosófica” Significa “Sociedade Altruísta”

 

IV – O LEMA DA SOCIEDADE TEOSÓFICA

            O Lema da ST: um Exemplo de Má Tradução

“Não Há Dharma (Doutrina) Superior à Verdade”

Lema: uma Seta Apontando para a Realização da Teosofia

 

V – A TEOSOFIA E A FRATERNIDADE UNIVERSAL

            O Caráter Altruísta da ST e seus Três Objetivos

Fraternidade Universal: Idéia e Objetivo Fundamentais

Implicações Práticas da Fraternidade para o Mundo

A Má Compreensão Generalizada dos Objetivos da ST

Os Adeptos (a Teosofia) e a Importância da Fraternidade

 

VI – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            A Unidade Essencial de Toda a Humanidade

Princípios Básicos da Filosofia Perene

A Fraternidade Universal à Luz da Filosofia Perene

A Fraternidade Universal e o Bem-estar da Humanidade

A Unidade Subjacente e a Lei da Fraternidade Universal

 

VII – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            A Diversidade de Capacidades Manifestadas

A Constituição Interna do Homem

A Evolução do Eu Superior do Homem

O Corpo Causal: O único Registro Verdadeiro da Evolução

A Diversidade Aplicada à Organização Social

A Importância da Lei da Reencarnação

A Unidade nas Grandes Religiões

A Diversidade nas Grandes Religiões

 

VIII – A FILOSOFIA PERENE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            O Atual Nível de Evolução da Humanidade

Pressupostos Falsos Levam a Conclusões Falsas

O Atual Estágio Evolutivo da Humanidade

Apenas Pequena Minoria está Egoicamente Amadurecida

O Papel Determinante e a Responsabilidade das Elites

Outras Citações sobre o Nível Evolutivo da Humanidade

A Evolução do Eu Superior é um Processo Muito Lento

 

IX – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            A Necessidade de uma Grande Reforma Intelectual

A Negação da Fraternidade está na Base dos Problemas

A Negação da Fraternidade e a Necessidade de Reformas

Leis Universais em Contraposição a um Deus Pessoal

 

X – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            A Fraternidade como uma Lei e as Idéias Dominantes

A Fraternidade Universal é uma Lei, não uma Aspiração

A Fraternidade é Mal Compreendida também na ST

A Falta de um Plano Geral Coerente com a Fraternidade

As Correntes de Pensamento Religioso Perderam Terreno

Os Deuses da Época: a Força, a Ganância e o Acaso

As Correntes Hoje Dominantes: Liberalismo e Marxismo

 

XI – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            As Premissas e as Instituições Centrais do Liberalismo

A Premissa Fundamental: Todo Homem é Lobo do Homem

A Ordem de Contrapesos (Equilíbrio Mecânico de Forças)

A Democracia Liberal Atual e o Sufrágio de Massa

O Igualitarismo num Padrão de Homem Sempre Egoísta

A Crença no Fim das Ideologias

A Filosofia Perene e a Visão de Homem do Liberalismo

Fraternidade não Significa Igualdade de Capacidades

Sem a Diversidade de Capacidades não há Fraternidade

A Importância de um Novo Modelo Organizacional na ST

 

XII – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            As Premissas e as Instituições Centrais do Marxismo

Premissa: Consciência é Resultante de Forças Materiais

O Igualitarismo na Visão de Homem do Marxismo

A Filosofia Perene e as Premissas do Marxismo

Um Modelo sem Liberdade, Geralmente de Partido Único

 

XIII – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            As Falhas dos Modelos Políticos Atuais

A Importância dos Modelos de Organização do Poder

Crítica dos Modelos Políticos Depende da Fraternidade

As Funções de um Sistema Político

Os Requisitos de um Processo de Escolha Competente

Fracasso do Modelo Liberal: Má Escolha dos Dirigentes

Fracasso do Modelo Liberal: Debilidade Inerente

Fracasso do Modelo Marxista: Falta de Liberdade

Fracasso do Modelo Marxista: Oportunidades Desiguais

 

XIV – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            Os Modelos Políticos Atuais e a Geração da Miséria

Os Grandes Problemas Mundiais

A Rota de Colisão da Modernização

A Impotência dos Modelos Atuais frente à Modernização

O Exemplo da Destruição da Floresta Amazônica

Origens do Subdesenvolvimento: Exploração Colonialista

A Importância da Industrialização

As Ilusões da “Livre” Competição Internacional

O Significado de “Dar Certo” Internacionalmente

A Necessidade de um Modelo para o Bem-estar de Todos

 

XV – OS PROBLEMAS MUNDIAIS E A FRATERNIDADE UNIVERSAL:

            Primeiro Objetivo como Exemplo de Solução Consistente

Modelo de Organização Coerente com a Filosofia Perene

O Novo Modelo em Comparação com os Atuais

A ST Deveria Ser um Exemplo das “Novas Instituições”

O Que os Mahatmas Esperavam da ST

“Má Compreensão Generalizada dos Objetivos e Metas”

O Exemplo Nocivo da Atual Organização da ST

O Novo Modelo Organizacional da ST no Brasil

O Exemplo que a ST Deveria Dar, mas não Dá

A.O. Hume e o Plano Original dos Mahatmas

A Importância de um Novo “Plano Geral e Administração Externa”

 

XVI – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO COMPARADO:

            O Segundo Objetivo da Sociedade Teosófica

Primeiro Objetivo Conferiria o Direito Moral de Ensinar

Segundo Objetivo: Forma Apropriada para a Difusão

Método Comparativo: do Conhecido Para o Desconhecido

Método Comparativo: Necessidade de Difusão Cautelosa

 

XVII – A REALIZAÇÃO DA VERDADE INTERNA (DECISIVA, PORÉM RESTRITA):

            O Terceiro Objetivo da Sociedade Teosófica

Terceiro Objetivo: Uma Verdadeira Regeneração da Psiquê

A Realização da Verdade Interna: Um Objetivo Decisivo

A Realização da Verdade Interna: Um Objetivo Restrito

A Genuína Regeneração da Psiquê é para Poucos

Hipótese para a Falta de Sucesso no Terceiro Objetivo

Um Núcleo da Fraternidade: uma Condição Sine Qua Non

Com Compreensão do Externo Inicia o Movimento Interno

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DAS OBRAS CITADAS

 

 

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