Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: Prefácio   Seguinte: Fundação da ST e a Influência dos Mahatmas

 

 

 

I – INTRODUÇÃO

 

            3 – “Seria algo insensato, em si mesmo contraditório, estimar poder ser realizado o que até aqui não se conseguiu fazer, salvo se se fizer uso de procedimentos ainda não tentados.” (F. Bacon, Novum Organum, p. 20)

 

            Este livro está baseado em um texto anterior com o título de Os Três Objetivos da ST, que foi distribuído como uma apostila durante o Congresso Mundial da ST, realizado em Brasília em julho de 1993, o qual foi a base da edição original dessa obra em 1994.

 

            O autor apreciaria que os leitores apresentassem suas críticas em relação ao texto, pelas quais desde já expressa seus sinceros agradecimentos. As críticas podem ser enviadas para o endereço asisson@terra.com.br

 

            Esta obra tem por objetivo apresentar uma visão a respeito das idéias mestras que norteiam a Sociedade Teosófica, isto é, da Teosofia e da Fraternidade Universal da Humanidade, e também uma interpretação dos três grandes objetivos da ST, delas derivados.

 

 

A Tese Central da Obra

 

            A tese central que procuraremos demonstrar ao longo deste trabalho é simples. Essa tese é que dependendo da interpretação que seja dada a esses conceitos fundamentais, bem como aos três objetivos da ST deles derivados, podem resultar diferentes estratégias gerais para os trabalhos da ST. Esses diferentes “planos gerais” tanto podem ter como conseqüência um imenso benefício para a humanidade (glória da ST), quanto a paralização do progresso dessa organização, com poucos benefícios para a humanidade, ou mesmo com prejuízos para a mesma (fracasso da ST).

 

            Além disso, procuraremos mostrar que essa não é uma questão meramente teórica ou especulativa, mas sim uma questão que diz respeito a algo que está acontecendo na prática. Isto é, que a ST tem tido, de fato, o seu progresso em grande medida paralizado por uma má interpretação generalizada dos seus objetivos, como podemos ler na afirmação de um dos Sábios que inspiraram a sua fundação, citada na página de rosto.

 

 

O Plano Geral da Obra

 

            O texto inicia situando algumas das circunstâncias que marcaram a fundação dessa organização, com destaque para a influência dos Sábios espiritualmente iluminados que, segundo os fundadores, inspiraram a criação da ST.

 

            Dentro dessas circunstâncias, examina-se como surgiu a denominação “Sociedade Teosófica, do mesmo modo que o significado da palavra “Teosofia” e a relação dessa com o lema da Sociedade – “Não há Dharma superior à Verdade”.

 

            A seguir examina-se extensamente as relações existentes entre a Teosofia e a Fraternidade Universal da Humanidade, e entre essas e os objetivos da ST. Nesta análise é dada ênfase especial para o primeiro objetivo da ST. Como esse texto poderá ser lido por pessoas que pouco conhecem a ST, cabe mencionarmos, desde logo, que os objetivos da ST são:

 

  I – Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade,

            sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor;

 II – Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência; e

III – Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.

 

            A ênfase dada ao primeiro objetivo deve-se ao fato de que, como vemos acima, esse é o objetivo que está mais explicitamente relacionado com a idéia mestra de todo o trabalho da ST – a da Fraternidade Universal – bem como ao fato de que, segundo procuraremos evidenciar, esse é o objetivo cuja má compreensão é mais generalizada.

 

            Depois, o texto apresenta uma análise da relação dos grandes problemas mundiais com a carência de uma perspectiva intelectual que nos mostre a humanidade como uma Fraternidade Universal, bem como a influência beneficente que poderia ter sobre esses problemas o primeiro objetivo da ST. Finalmente, o texto apresenta uma análise do significado e da importância do segundo e do terceiro objetivos dentro do trabalho da ST.

 

 

O Caráter Experimental da Tese Defendida

 

            Ao longo do texto procuraremos evidenciar as diferenças da interpretação aqui apresentada com aquela que é nessa época dominante na ST, tanto em termos conceituais, quanto em termos de conseqüências práticas. Como dissemos, procuraremos demonstrar como de uma apropriada interpretação dessas idéias mestras e dos objetivos da ST podem resultar tanto a glória de uma imensa obra beneficente e regeneradora no mundo, quanto o fracasso de um trabalho muito pouco eficaz e que tende, na verdade, a reproduzir as causas dos grandes problemas. Procuraremos mostrar também que a interpretação aqui apresentada parece estar em sintonia com os propósitos originais dos Sábios que inspiraram a fundação da ST.

 

            Em vista dos propósitos elevados dessa obra, parece necessário enfatizar, desde o início, que ela é apresentada com um CARÁTER EXPERIMENTAL, e que deve ser julgada unicamente pelos seus próprios méritos internos, independente de qualquer autoridade externa, mesmo aquela dos ilustres autores das várias citações apresentadas. Ou seja, muito embora os autores estejam seriamente convencidos da veracidade e utilidade de suas teses, sempre é bom lembrar que TER CONVICÇÃO É DIFERENTE DE TER CERTEZA.

 

            Uma vez que este trabalho apresenta uma visão não muito comum a respeito da Teosofia, da Fraternidade Universal e dos objetivos da ST, também é oportuno enfatizar que ele não deve ser visto como representante do pensamento da maioria dos membros da ST nesse momento e, menos ainda, como uma visão oficial. O trabalho é apresentado como uma contribuição ao entendimento de uma organização cujos elevados objetivos não são de fácil compreensão para a maioria das pessoas, nem mesmo para os seus membros e dirigentes, conforme deverá ficar claro ao longo do texto.

 

            Com isso em mente, passemos ao exame da fundação da ST e da influência dos Sábios que inspiraram a sua criação.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: Prefácio   Seguinte: Fundação da ST e a Influência dos Mahatmas