Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: Sumário das Citações   Seguinte: I- Introdução

 

 

 

PREFÁCIO

 

            Esta é, por certo, uma obra polêmica – talvez tão polêmica quanto importante. As visões e pontos de vista nela expressados, naturalmente, são de responsabilidade do autor.

 

            Na época em que a obra foi escrita o autor era presidente da Federação Teosófica Mundial de Jovens (FTMJ). Sua esposa era secretária da FTMJ. E ambos participavam do Grupo Harmonia, de Porto Alegre, que era um grupo da Sociedade Teosófica e filiado à FTMJ.

 

            A FTMJ como uma organização estava comprometida, tão somente, com os objetivos da Sociedade Teosófica, com sede internacional em Adyar, um bairro da cidade de Madras (agora chamada Chennai), no sul da Índia. Assim, o único objetivo da FTMJ era tentar cativar a atenção da juventude pensante do mundo em relação à importância dos três objetivos da ST, bem como tentar aproximar os jovens de sua realização prática.

 

            Os principais dirigentes da FTMJ, desde 1978 até a data da edição original da obra (1994), pertenciam ao Grupo Harmonia, existindo, portanto, uma estreita ligação entre esse Grupo e a FTMJ. E durante todo o tempo em que a obra foi escrita os participantes do Grupo Harmonia discutiam os seus capítulos e, assim, muito auxiliaram o autor. As falhas existentes, é claro, são responsabilidade exclusiva do autor.

 

            Quando o autor e os então dirigentes da FTMJ sentiram que aproximava-se o momento de passar o comando da FTMJ para outros trabalhadores, julgaram ser aquele um momento oportuno para oferecer uma contribuição especial, como coroamento de um trabalho de mais de 16 anos à frente da FTMJ. Com esse intuito, e tendo em vista as sofríveis condições da ST em geral, decidiram escrever esta obra, como uma colaboração ao difícil e importantíssimo trabalho para o qual foi criada a ST.

 

            Ao encerrar esse pequeno prefácio gostaríamos de expressar a nossa grande satisfação em oferecer ao público da Internet esta obra. Sentimos que ela que poderá ser importante para o futuro da Sociedade Teosófica como um todo, devido ao seu conteúdo único.

 

            Somente a coletânea de citações, algumas das quais importantíssimas e nunca citadas ou comentadas em qualquer outra obra de nosso conhecimento, organizadas em um índice por autor e localização, e com uma síntese do seu conteúdo, o que facilita extraordinariamente a sua utilização em outros trabalhos, já mais do que justificariam a sua publicação. E, no entanto, há muito mais dentro dela. Há, por exemplo, uma análise e uma explicação acerca dos objetivos e das metas da ST que parecem ser de extraordinário valor. Mas isso, é claro, cabe ao leitor avaliar.

 

            Fraternalmente expressamos votos de que esta obra possa ser de real utilidade para a realização dos propósitos originais que inspiraram a fundação da Sociedade Teosófica.

 

                                                                                              Brasília, 2009.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: Sumário das Citações   Seguinte: I- Introdução